sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

6º Dia - Atacama


6º DIA- 6HS DA MANHÃ, CHEGA O NOSSO GUIA PEDRO PARA A VIAGEM ATÉ A BASE DO VULÇÃOA 4600M.S.N..M. SITUADO A 70KM DE SPA SÓ DE 4X4 PARA CHEGAR LÁ. TOMAMOS CAFÉ NA BELA LAGUNA LEGIA AOS PÉS DA CADEIA DE VULÇÕES DO ANTIPLANO CHILENO. COMEÇAMOS A ASCENÇÃO AS 9HS30MIN APROX. E APÓS 2HS50MIN CHEGAMOS A BASE DA CRATERA. A SUBIDA É LENTA E ÍNGREME  ONDE SE ASCENDE 900MTS EM APENAS 2KM DE CAMINHADA COM 40º DE INCLINAÇÃO. MUITO VENTO, FRIO,CHEIRO DE ENXOFRE, MAS COM VONTADE E DETERMINAÇÃO. EU ME ESTAVA BEM, SEM DORES DE CABEÇA OU QUALQUER OUTRO MAL, APENAS ME CONCENTRANDO NO GUIA QUE IA A MINHA FRENTE.
NA CHEGADA, EUFORIA, FOTOS UM POUCO CANSADOS MAS COM UM SONHO REALIZADO. PARA QUEM NÃO SABE, NA ALTITUDE DE 500OMTS O NÍVEL DE OXIGÊNIO É DE 50% DO NÍVEL DO MAR. SENTIMOS NA PELE O QUE OS GRANDES ALPINISTAS SENTEM E SOFREM A GRANDES ALTITUDES.
A DESCIDA É EXTENUANTE, E PARA MIM MAIS DIFÍCIL QUE A SUBIDA POIS VC ESTÁ MAIS RELAXADO E COM ISSO MAIS FÁCIL OCORRER UM ACIDENTE POIS VOCE AFUNDA EM CINZAS E TROPEÇA EM PEDRAS QUE DIFICULTAM A CAMINHADA. MEU COLEGA MARCOS DESCEU CAMBALEANDO DEVIDO A FALTA DE OXIGÊNIO, MAS COM A CERTEZA DO FEITO TER SIDO UM SUCESSO. APÓS A DESCIDA SUA CABEÇA SOFRE UMA PRESSÃO IMENSA E AÍ SIM, VC TEM DORES DE CABEÇA, MAS NADA QUE UMA ASPIRINA NÃO SOLUCIONE.
FICA NA MENTE DE CADA UM, UMA IMAGEM BELLÍSIMA DO LOCAL E DA NATUREZA SELVAGEM QUE NOS ACOMPANHOU DURANTE A VIAGEM.








Nenhum comentário:

Postar um comentário