Fotos da viagem que fiz para a Patagônia ano passado.
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
7º, 8º e 9º dias - Atacama
7º DIA – SAIMOS DE SPA VIA “PASO SICO” PARA FAZERMOS 650KM ATÉ SALTA. VIAGEM TENSA COM 400KM DE RÍPIO E AREIA SEM UM CARRO SEQUER CRUZANDO NOSSO CAMINHO. AS PAISAGENS SÃO IMPRESSIONANTES E MAIS BONITAS QUE O CAMINHO POR “PASSO DE JAMA” SEMPRE A MAIS DE 4000MTS. O FORD SE COMPORTOU LEGAL, SEM APRESENTAR NENHUM PROBLEMA (AINDA BEM!!). PASSAMOS PELO “VIADUTO LA POVORILLA” ONDE PASSA O “TREM DE LAS NUVENS” QUE SAI DE SALTA. SANTO ANTONIO DE LOS COBRES UMA SIMPÁTICA CIDADE ONDE ABASTECEMOS ANTES DE PARTIR PARA SALTA. NA DESCIDA IMPRESSIONANTE PASSA-SE PELO PARQUE NACIONAL “LOS CARDONES” E POR POVOADOS QUE MANTEM AS VELHAS E REMOTAS TRADIÇÕES NO SEU MODO DE VIDA. SALTA ENFIM..
8º DIA – HORA DE LAVAR O CARRO POIS FIZEMOS UM VERDADERIO DAKAR NA VIAGEM, E CONHECER A CIDADE. ATARDE EU E O MARCOS FOMOS VISITAR O MUSEU DE ARQUEOLOGIA DE ALTA MONTANHA ONDE SE ENCONTRA AS MÚMIAS DE TRÊS NINÕS ENCONTRADOS EM PERFEITO ESTADO DE CONSERVAÇÃO NO CUME DO VULCÃO LLUALLALLACO DE 6739MTS E DE TODA A RIQUEZA E CULTURA DOS INCAS DE 500 ANOS ATRÁS QUE PERCORRIAM EM TORNO DE 40000KM2 DESTE MENDOZA ATÉ PERU E BOLÍVIA DEIXANDO UM LEGADO HISTÓRICO E ARQUEOLÓGICO EM TODO O ALTIPLANO ANDINO.
9º DIA – SALTA – BUENOS AIRES – PORTO ALEGRE
6º Dia - Atacama
6º DIA- 6HS DA MANHÃ, CHEGA O NOSSO GUIA PEDRO PARA A VIAGEM ATÉ A BASE DO VULÇÃOA 4600M.S.N..M. SITUADO A 70KM DE SPA SÓ DE 4X4 PARA CHEGAR LÁ. TOMAMOS CAFÉ NA BELA LAGUNA LEGIA AOS PÉS DA CADEIA DE VULÇÕES DO ANTIPLANO CHILENO. COMEÇAMOS A ASCENÇÃO AS 9HS30MIN APROX. E APÓS 2HS50MIN CHEGAMOS A BASE DA CRATERA. A SUBIDA É LENTA E ÍNGREME ONDE SE ASCENDE 900MTS EM APENAS 2KM DE CAMINHADA COM 40º DE INCLINAÇÃO. MUITO VENTO, FRIO,CHEIRO DE ENXOFRE, MAS COM VONTADE E DETERMINAÇÃO. EU ME ESTAVA BEM, SEM DORES DE CABEÇA OU QUALQUER OUTRO MAL, APENAS ME CONCENTRANDO NO GUIA QUE IA A MINHA FRENTE.
NA CHEGADA, EUFORIA, FOTOS UM POUCO CANSADOS MAS COM UM SONHO REALIZADO. PARA QUEM NÃO SABE, NA ALTITUDE DE 500OMTS O NÍVEL DE OXIGÊNIO É DE 50% DO NÍVEL DO MAR. SENTIMOS NA PELE O QUE OS GRANDES ALPINISTAS SENTEM E SOFREM A GRANDES ALTITUDES.
A DESCIDA É EXTENUANTE, E PARA MIM MAIS DIFÍCIL QUE A SUBIDA POIS VC ESTÁ MAIS RELAXADO E COM ISSO MAIS FÁCIL OCORRER UM ACIDENTE POIS VOCE AFUNDA EM CINZAS E TROPEÇA EM PEDRAS QUE DIFICULTAM A CAMINHADA. MEU COLEGA MARCOS DESCEU CAMBALEANDO DEVIDO A FALTA DE OXIGÊNIO, MAS COM A CERTEZA DO FEITO TER SIDO UM SUCESSO. APÓS A DESCIDA SUA CABEÇA SOFRE UMA PRESSÃO IMENSA E AÍ SIM, VC TEM DORES DE CABEÇA, MAS NADA QUE UMA ASPIRINA NÃO SOLUCIONE.
FICA NA MENTE DE CADA UM, UMA IMAGEM BELLÍSIMA DO LOCAL E DA NATUREZA SELVAGEM QUE NOS ACOMPANHOU DURANTE A VIAGEM.
5º dia - Atacama
APÓS CONTACTARMOS COM A AGÊNCIA “ATACAMA CONNECTION” NO DIA ANTERIOR, ACERTAMOS OS DOIS ÚLTIMOS E RADICAIS “PASSEIOS” DA VIAGEM.
- GEYSERS DEL TATIO- SAIMOS AS 4HS DA MANHÃ PREPARADOS PARA O FRIO POIS OS GEYSERS ESTÃO A 4320M.S.N.M. OS MAIS ALTOS DO MUNDO E O TERCEIRO MAIOR DO PLANETA. A TEMPERATURA ANTES DO NASCER DO SOL ERA DE -11ºC POR ISSO É IMPRESCINDÍVEL ESTAR BEM AGASSALHADO. NOSSO GUIA, APÓS UM “DESAYUNO” CAFÉ OU CHOCOLATE QUENTE, NOS EXPLICA O FENÔMEMO. È UM CAMPO GEOTÉRMICO FORMADO PELO ENCONTRO DAS ÁGUAS COM O CALOR DE ROCHAS VULCÂNICAS FAZENDO COM QUE A TEMPERATURA DA ÁGUA CHEGUE A 85º C FERVENDO E CRIANDO VAPORES DE ATÉ 10MTS ALTURA. UM ESPETÁCULO DA NATUREZA EM SEU ESTADO MAIS SELVAGEM. O FENÔMENO OCORRE SEMPRE AO AMANHECER POR ISSO A VISITA DEVE SER CEDO. FICA A 100KM DE SPA.
NA VOLTA, PARAMOS NO POVOADO ALTIPLÂNICO DE MACHUCA, SIMPÁTICO E BELO, CONTA COM POUCOS HABITANTES (12) QUE SOBREVIVEM DO TURISMO. AO MEIO DIA RETORNAMOS E RESOLVEMOS DESCANSAR PARA A GRANDE AVENTURA. FICAMOS BASTANTE PREOCUPADOS NO FINAL DA TARDE, JÁ QUE DOIS BRASILEIROS DE SP FORAM ASCENDER O “CERRO TOCO” DE 5600M.S.N.M. E CHEGARAM APAVORADOS NO HOTEL, JÁ QUE UM DELES PASSOU MAL E PRECISOU SER ATENDIDO. MENOSPREZARAM A PREPARAÇÃO OU MUITO MAL INFORMADOS ACABARAM SE RALANDO....
FOMOS DORMIR TENSOS PELO INCIDENTE, MAS CONFIANTES NO SUCESSO DA SUBIDA.
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
4ª dia- Atacama
4º DIA: APÓS DESCANSO DO FRIO DA NOITE E DA SECURA DA BOCA E SANGRAMENTO DE NARIZ DEVIDO A BAIXA UMIDADE (14%) EM SP, NÓS NO RS VIVEMOS A 80% DE UMIDADE NA MAIOR PARTE DO ANO. TOMAMOS UM BELO CAFÉ E NOS PREPARAMOS PARA O “VALLE DE LA MUERTE” OU “VALLE DE MARTE” DEVIDO A SUA COLORAÇÃO AVERMELHADA E SER COMPLETAMENTE SEM VIDA, MAS A VISTA É DE ARREPIAR PELA GRANDIOSIDADE E SOLIDÃO DO LOCAL. ESTÁ SITUADO A APENAS 4KM DE SP. TUDO É GRANDIOSO E DESOLADOR, POR ISSO O ATACAMA É SURPREEDENTE. A TARDE FOMOS A FAMOSA “TERMAS DE PURITAMA” A 3800M.S.N.M. NA CHAMADA “QUEBRADA DE GUATÍM” SIMPLESMENTE UM CÂNION ROCHOSO COM UMA FAIXA DE VERDE DEVIDO AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO RIO PURITAMA CO TEMPERATURA DE 35º TOMAMOS UM BANHO RELAXANTE APESAR DO FRIO PROVOCADO PELO VENTO NA ALTITUDE. O SOL ERA DE “RACHAR”!!
3º Dia
3º DIA: VIAGEM AS “LAGUNAS ALTIPLÂNICAS”A 4250M.S.N.M. DISTANTES 140KM DE SPA PELA RUTA 23 SEM ANTES PASSAR PELA “LAGUNA CEJAR”NO ALTIPLANO ANDINO DENTRO DO “SALAR DE ATACAMA” E PELO POVOADO DE “TOCONAO” ONDE SE LOCALIZA A IMPRESSIONANTE “QUEBRADA DE JERE” UMA GRANDE QUEBRADA REGADA PELO RIO DO MESMO NOME CRIANDO UM MICROCLIMA ESPECIAL PARA A PRODUÇÃO DE FRUTAS COMO DAMASCO, PESSEGOS, ETC. È O DESERTO DE ATACAMA NOS FAZENDO SURPRESA A CADA INSTANTE. SAIMOS DA RN 23 DE BOAS CONDIÇÕES E ASFALTADA, PARA SEGUIRMOS POR UMA ESTRADA DE RÍPIO TB EM BOAS CONDIÇÕES AO LADO DO “SALAR DE ATACAMA” COM UMA VISÃO IMPRESSIONANE DA CADEIA DE MONTANHAS E VULCÕES A NOSSA ESQUERDA, TODOS COM MAIS DE 5500MTS DE ALTITUDE. PASSAMOS TAMBÉM PELO POVOADO DE “SOCAIRE, SITUADO A 100 KM DE SP ÚLTIMO POVOADO ANTES DE CRUZAR A FRONTEIRA COM A ARGENTINA.
UM DOS PASSEIOS MAIS BONITOS SEM DÚVIDA SÃO AS LAGUNAS ALTIPLÂNICAS. COM SUA COLORAÇÃO AZUL,AS LAGUNAS MISCANTI E MINIQUES( 4200MTS)COM O VULCÃO MISCANTI AO FUNDO(5622MTS) SÃO DE TIRAR O FOLÊGO.ESTE SETOR FAZ PARTE DA “RESERVA NACIONAL LOS FLAMENCOS”. AS ÁGUAS DO DEGELO DOS VULCÕES DO MESMO NOME A 1 MILHÃO DE ANO ORIGINOU O ESTANCAMENTO DESTES DEGELOS NA BASE DOS VULÇÕES CRIANDO ESTAS LAGUNAS E SUA FLORA EXUBERANTE. HÁ TAMBÉM, VÁRIOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS NO LOCAL POIS SEGUNDO ESTUDOS CERCA DE 3000 A.C. ESTE LOCAL ERAM OCUPADOS PELO HOMEM.
RETORNANDO NO FINAL DA TARDE A SP, RESOLVEMOS PROCURAR A AGÊNCIA SPACE PARA FAZERMOS O “TOUR ASTRONÔMICO” POIS O CEÚ DE SP É CONSIDERADO PERFEITO PARA OBSERVAÇÕES E PESQUISAS DEVIDO A ABAIXA UMIDADE: HORÁRIO(?) MEIA NOITE, AS DUAS DA MANHÃ, FRIO DE RACHAR!!! MAS VIMOS PLANETAS, SUPERNOVAS E OUTRAS GALÁXIAS. O PROBLEMA FOI QUE; SÓ ÉRAMOS OS “TRÊS LATINOS” ENQUANTO QUE OS OUTROS EUROPEUS, AMERICANOS E JAPAS. A CONCLUSÃO É QUE A EXPLICAÇÃO FOI TODA EM INGLÊS POR PARTE DOS “PROFESSORES”. MUITAS COISAS FICAMOS A “VER NAVIOS”.
2º Dia - Atacama
2º DIA: 7HS30MIN- EU DESPERTEI MUITO BEM ENQUANTO MARCOS E CESAR COM DORES DE CABEÇA, APARENTAVAM CANSAÇO. SAÍMOS RUMO A SÃO PEDRO DE ATACAMA SEM ANTES PASSAR POR “PASO DE JAMA” E O SALAR DE SALINAS GRANDES”( DESERTO DE SAL A CAMINHODO CHILE). APÓS TRÂMITES BUROCRÁTICOS ATRAVESSAMOS A FRONTEIRA( ) PARA “BAIXARMOS A 2400M.S.N.M NUMA DESCIDA IMPRESSIONANTE. ANTE DE CHEGAR A SPA O MAGESTOSO VULCÃO LICANCABUR NOS DÁ BOAS VINDAS E SUA IMPONÊNCIA NOS DEIXA IMPRESSIONADOS. CHEGANDO A SP ATACAMA, FOMOS AO HOTEL”CASA DE DON TOMÁS” UM BOM HOTEL ,FINALMENTE NO OÁSIS DE SP. A TARDE, DESCANSAMOS UM POUCO E COM UM MAPA LOCAL, FOMOS AO
“VALLE DE LA LUNA” COM MUITOS TURISTAS PARA CONHECER O LOCAL. UM GUARDAPARQUE, NÃO PERMITE MAIS QUE SE ATRAVESSE A “GRANDE DUNA” PONTO DE CAMINHADA CLÁSSICA NO LOCAL. AS FOTOS DIZEM TUDO...
SÃO PEDRO É UM LOCAL IMPAR, JÁ QUE TUDO GIRA EM TORNO DO TURISMO E A SUA CULTURA LOCAL COM SUAS RUAS ESTREITAS E CASAS DE ADOBE. UMA “METRÓPOLE COSMOPOLITA” DEVIDO AO GRANDE Nº DE TURISTAS ESTRANGEIROS E MUITOS BRASILEIROS.
1º Dia - Atacama
DIA 26.11.2010: PORTO ALEGRE –BUENOS AIRES VIA AEROLINEAS ARGENTINAS AS 20HS30MIN, ACOMODAÇÃO EM BUENOS AIRES.
1º DIA: EMBARQUE PARA A CIDADE DE SALTA AS 6HS30MIN. APÓS 2HS DE VÔO CHEGADA A SALTA PARA A LOCAÇÃO DO CARRO JÁ PREVIAMENTE ESTABELECIDA ANTES DA SAÍDA. CONFIRMADO O CARRO, UM FORD FIESTA SEDAM (FOI VALENTE!!), INICIAMOS A AVENTURA, SEM ANTES PASSAR EM UM SUPERMERCADO PARA ABASTECERMOS DE SUPRIMENTOS E ÁGUA E CLARO UMAS CERVEJINHAS, QUE PARA MIM, APRESENTAVAM UMA PREOCUPAÇÃO JÁ QUE IRÍAMOS ENFRENTAR O PROBLEMA DA ALTITUDE NO FINAL DA TARDE.
TEMPERATURA DE 23ºG, ALTITUDE DE 1200MTS E UMIDADE DO AR DE 25% JÁ MONSTRANDO A REALIDADE DO NOROESTE ARGENTINO RUMO AO CHILE.
11HS – SAÍDA DE SALTA RUMO A SUSQUES (315KM) SEM ANTES PASSAR POR JUJUY (115KM) E PURMAMARCA(180KM).
PEGAMOS A RN9, ESTRADA SINUOSA, ESTREITA E SEM SINALIZAÇÃO SUBINDO UMA DENSA SERRA E CUIDANDO NA DIREÇÃO CONTRÁRIA PARA EVITAR UM ACIDENTE. A PARTIR DE JUJUY A ESTRADA MELHORA E COMEÇA O ESPETÁCULO DAS QUEBRADAS E MONTANHAS QUE NOS IRÃO ACOMPANHAR ATÉ O FINAL DA VIAGEM.
CHEGAMOS A PURMAMARCA APÓS UM ALMOÇO IMPROVISADO NO CAPÔ TRASEIRO DO FIESTA. SITUADO A 2600M.S.N.M. ESTE SIMPÁTICO POVOADO É PARADA OBRIGATÓRIA DE TURISTAS PARA COMPRAS E OBSERVAR A ATRAÇÃO DO LOCAL O “CERRO DE SIETE COLORES”, UMA BELA MONTANHA DE FAIXAS COLORIDAS(7) FORMADAS PELA SEDIMENTAÇÃO DE ROCHAS QUE MUDA DE COR CONFORME A INTENCIDADE DO SOL, SENDO ESTE, O CARTÃO POSTAL DA CIDADE.
APÓS, PEGAMOS A RUTA 52, UM VERDADEIRO PASSEIO DE TIRAR O FOLÊGO, POIS IRÍAMOS SUBIR A “CUESTA DE LIPÁN” SUBINDO DE 2600MTS PARA 4200MTS DE ALTITUDE SERPENTEANDO A RODOVIA E OLHANDO PARA OS LADOS DEVIDO A BELEZA MÁGICA DO LOCAL..NESTE MOMENTO COMEÇA A ACONTECER O QUE EU PREVIA MAS TÍNHAMOS MENOSPREZADO: “O MAL DA ALTITUDE”. TIVE NÁUSEAS E VOMITOS E COMECEI A RESPIRAR COM MAIS DIFICULDADES E MEUS COMPANHEIROS APRESENTAVAM DORES DE CABEÇA.
FINAL DA TARDE: CHEGADA A SUSQUES,(3800 M.S.N.M.) UMA VERDADEIRA CIDADE FANTASMA, E LÁ VAMOS NÓS PROCURAR UM “HOTEL” OU COISA PARECIDA PARA DESCANSARMOS.OUTRO ERRO COMETIDO,POIS PODÍAMOS TER RESERVADO ALGUM, ANTES DE SAIR DO BRASIL. ACABAMOS ENCONTRANDO UM SIMPLES E EU, LEVADO AO POSTO DE SAÚDE LOCAL PARA TOMAR UMA INJEÇAO NO TRASEIRO CONTRA A NÁUSEA E VÔMITOS. O MÉDICO LOCAL NOS RECEITOU DESCANSO E BEBER CHÁ DE COCA E NOS ALERTOU QUE DEVÍAMOS TER PERNOITADO EM PURMAMARCA PARA QUE NOS ACLIMATÁSSEMOS AOS POUCOS (ERRO INFANTIL DA NOSSA PARTE, JÁ QUE EU ESTAVA BEM INFORMADO SOBRE O “SOROCHE” OU “MAL DE ALTITUDE”).
DIFICULDADES PARA TODOS EM DORMIR PELA FALTA DE AR, DESCANSAMOS. ENFIM, O 1º DIA NOS RESERVOU ESTAS SURPRESAS.
Assinar:
Postagens (Atom)